O mercado cervejeiro carioca não para de crescer. Por aqui, tem rótulo novo toda semana, bares de cervejarias abrindo, eventos cervejeiros e por aí vai.
Estima-se que hoje existam mais de 180 cervejarias no Rio de Janeiro, sendo a maioria ciganas (cervejarias que não possuem fábrica própria).
A cena ferve! E se você não é do Rio, ou é daqui mas começou a beber cerveja artesanal há pouco tempo, pode se sentir um pouco perdido.
Por isso, separei sete cervejarias do Rio de Janeiro que você tem que conhecer.
Cervejaria Hocus Pocus
A Hocus Pocus foi criada em 2014 e é uma das mais conhecidas cervejarias do Rio de Janeiro.
Eles têm um bar próprio, que é a cara da marca. Aliás, tudo que a Hocus Pocus faz é a cara da marca. A identidade visual da cervejaria é bastante consolidada.
Muitas cores e referências psicodélicas marcam essa identidade da Hocus Pocus, que se tornou tão forte para os que a conhecem, ao ponto de olharmos uma coisa e acharmos que aquilo tem “cara de Hocus Pocus”.
Atualmente, a cervejaria possui 10 rótulos de linha e várias receitas experimentais, que são disponibilizadas com frequência no bar Hocus Pocus DNA e também lançadas em latas ou garrafas sazonalmente.

A Hocus Pocus surgiu como uma cervejaria cigana, mas está na fase final da construção de sua própria fábrica.
Neste link você pode comprar todas as cervejas disponíveis da Hocus Pocus e receber em qualquer lugar do Brasil.
Se você está ou pretende passar pela Cidade Maravilhosa, não deixe de visitar o bar da cervejaria, o Hocus Pocus DNA, que fica na rua Dezenove de Fevereiro, número 186, Botafogo.
Cervejaria Octopus
A cervejaria Octopus surgiu em 2016 e tem como slogan “Music. Nature. Beer.” (Música. Natureza. Cerveja).
A cervejaria segue à risca seu lema, apoiando projetos musicais, sustentáveis e – é claro – fazendo muita cerveja boa.
Entre as ações sustentáveis estão a reciclagem dos copos plásticos utilizados para servir chopes em eventos e também o projeto Pegadas de Carbono.
Neste projeto, a cervejaria mede o impacto causado pela emissão de gases poluentes durante todo o processo de fabricação de suas cervejas, desde a produção dos insumos ao transporte das cervejas prontas, e se propõe a plantar árvores para apagar suas “pegadas de carbono” deixadas ao longo do caminho.
Em relação à música, a cervejaria criou o Octopus Music Garden, espaço virtual em que divulgam bandas que apoiam. Além disso, a Octopus disponibiliza uma lista no Spotify criada por eles e pensada para harmonizar com suas cervejas.
Uma curiosidade bastante interessante sobre a cervejaria Octopus é que todos os rótulos têm referências musicais:
- Zephyr (American Wheat), uma referência à música The Zephyr Song do Red Hot Chilli Peppers;
- On The Storm (Belgian Golden Strong Ale), uma referência a Riders On The Storm do The Doors;
- Garden (Double IPA), referência à música Octopus’s Garden dos Beatles;
- Underdog (NE Double IPA), banda neozelandesa de Rock N Blues dos anos 1960;
- Locomotive Brett (Brett IPA), referência à música Locomotive Breath da banda Jethro Tull;
- Sonora (NE Double IPA), que por si só já fala de música;
- Echoes (NE Triple IPA), referência à música de mesmo nome da banda Pink Floyd;
- How The West Was Won (Double IPA), referência ao lendário show da banda Led Zeppelin, que aconteceu em Los Angeles em 1972;
- Moby Dick (Russian Imperial Stout), referência à música homônima também do Led Zeppelin.
Ufa! Muita música e cerveja – adoro!

Confira aqui todas as cervejas disponíveis da cervejaria Octopus e receba em qualquer lugar do Brasil.
Quatro Graus
A Quatro Graus é uma cervejaria cigana e carioca, focada em sensações extremas e adestramento de leveduras. Se destaca por suas cervejas complexas – e muito criativas!
Seu primeiro rótulo lançado comercialmente foi, coincidentemente ou não, a cerveja mais extrema da carta: a Black Anthrax.
Lançada pela primeira vez em 2016, a Black Anthrax é uma Brazilian Extreme Imperial Stout que em sua primeira versão tinha nada menos que 16% de teor alcoólico.
Desde então, ela tem sido lançada em lotes anuais e em diferentes versões.

Em 2018, foram quatro versões da Black Anthrax lançadas em garrafa: a base, uma versão com mais baunilha, outra com mais café e outra com pimenta.
Houve ainda uma quinta versão, com adição de xarope de Maple, que só foi disponibilizada em chope.
Atualmente, a Quatro Graus conta com mais de 10 rótulos disponíveis, incluindo diversas cervejas colaborativas, como a Panthalassa, criada em conjunto com a cervejaria Oceânica, e a Cumaru & Cumaruboom, colaborativa com a cervejaria holandesa De Molen.
Compre todos os rótulos disponíveis da Quatro Graus e receba em qualquer lugar do Brasil clicando aqui.
Three Monkeys Beer
A Three Monkeys Beer foi fundada em 2013 e é carioquíssima!
O conceito principal por trás da marca é a amizade. Afinal, a Three Monkeys nasceu da paixão por cerveja compartilhada por três amigos, que fundaram a cervejaria e hoje são sócios.
A identidade visual, a linguagem e tudo que rodeia a Three Monkeys é pura descontração.

A cervejaria é a cara do Rio e já produziu rótulos em parceria com outras marcas tão cariocas quanto eles, como o Brownie do Luiz e a pizzaria Vezpa.
A carta da Three Monkeys conta com mais de 10 rótulos em produção atualmente e a cervejaria está sempre lançando coisas novas.
Quer ter uma boa ideia do que é a cena cervejeira carioca? Conheça a Three Monkeys (clique aqui para conferir alguns rótulos disponíveis).
Cerveja Oceânica
Ok, ok. A Oceânica não é bem carioca, já que é uma cervejaria que nasceu em Niterói, cidade coladinha ao Rio. Mas ela não poderia ficar de fora desta lista!
A Oceânica começou a ser idealizada em 2011, quando os sócios começaram a criar as primeiras receitas. Em 2015, a cervejaria começou a produzir em escala para atender o público.
Uma das ações da cervejaria que mais se destaca é o projeto Oceânica Experience, série de cervejas experimentais lançadas sazonalmente.
Fizeram parte desse projeto rótulos que se destacaram no universo cervejeiro como a Deep Red, Lemon Cake e, é claro, a Yellow Cloud (New England Pale Ale mais bem avaliada do mundo no app Untappd).
A Oceânica também promove anualmente um evento chamado Oceânica Dive In, em que a cervejaria lança novos rótulos e disponibiliza versões especiais de suas cervejas.
O evento costuma acontecer em meados de julho e é imperdível para quem tiver a oportunidade de ir.

Encontre as cervejas da Oceânica aqui.
Thirsty Hawks Farm Brewery
Ok, de novo temos mais uma cervejaria de Niterói. Mas a Thirsty Hawks tem se destacado cada vez mais e precisava aparecer por aqui.
Todas as cervejas dos caras são criativas e muito bem executadas. No último Rio Craft Beer, festival que acontece anualmente e reúne as cervejas locais do Rio de Janeiro, a Thirsty Hawks ocupou três dos cinco primeiros lugares das melhores cervejas do evento, segundo a opinião do público.
Um dos grandes destaques da cervejaria é a Old Bogdan, uma Quadrupel Sour Barrel Aged maturada em um blend de carvalho branco americano e carvalho preto francês, com dry-hopping de lúpulos americanos e fermentada com um mix de lactobacilos.
É complexidade na veia!

Não à toa, a Old Bogdan foi a cerveja votada como a melhor do Rio Craft Beer 2018, festival que citei acima.
Compre a Olg Bogdan e outros rótulos da Thirsty Hawks aqui.
Wonderland Brewery
A Wonderland Brewery é uma cervejaria bem novinha, mas notável. Iniciou suas atividades neste ano e já possui na carta três rótulos criativos e deliciosos.
A cervejaria segue a vibe do País das Maravilhas e as artes dos rótulos e materiais de merchan são incríveis!

Já escrevi um post inteiro aqui no Cerveja Mestra dedicado à Wonderland. Acesse aqui.
Compre as cervejas da Wonderland clicando aqui.
E aí, curtiu? Ficou faltando alguma cervejaria do Rio de Janeiro que para você é imperdível? Comenta aqui embaixo.
Link permanente
Eae Larissa, como posso entrar em contato com você pra tirar uma duvida? Muito bom o post!
Link permanente
Fala Bruno, pode entrar em contato com a Lari pelo relacionamento@brosbeer.com.br